fbpx
identidade visual e posicionamento

Instituto Alessandra Dorça

o que é

Referência nacional em tratamentos respiratórios

Cliente

Instituto Alessandra Dorça

Serviço

Criação do sistema Visual

Time

Jhonatan Soares - Diretor de criação
Samuel Roberto - Designer

Sobre o projeto

Alessandra Dorça é uma fisioterapeuta que no decorrer da sua carreira desenvolveu técnicas de recuperação respiratória revolucionárias. Seu empenho em dar uma condição de vida melhor para seus pacientes fez com que a Alessandra se tornasse referência internacional, apresentando seus estudos em países da América Latina e Oceania.

 

Com todo esse prestígio e com uma história única, a Alessandra sentiu a necessidade de abrir um novo espaço para atender seus pacientes e capacitar novos profissionais com suas técnicas. Aí nasceu o Instituto Alessandra Dorça e com ele a concepção de uma marca que representasse todo o cuidado e atenção que seus profissionais têm com os pacientes.

 

 

Para a criação da marca do instituto, passamos algumas semanas observando a dinâmica que acontecia no instituto. Desde a procura dos responsáveis dos pacientes até o tratamento e notamos alguns pontos essenciais:

 

  • A maior parte dos pacientes do instituto são pessoas portadoras do ELA. Uma condição degenerativa que afeta principalmente o sistema nervoso e respiratório. É uma doença crônica e por ser degenerativa muita pacientes chegavam no instituto desesperançosos pois não havia melhora na qualidade de vida
  • Além de fisioterapeuta, a Alessandra é uma grande professora e seu cuidado e didática em instruir os pacientes e sua família aquecia o coração de quem presenciava aquilo.
  • Os pacientes não tinham um perfil comum. O Instituto trata desde bebês com paralisia cerebral até adultos que estavam se reabilitando de acidentes graves ou como dissemos anteriormente, pacientes portadores da ELA.
  • A técnica de reabilitação respiratória desenvolvida pelo instituto possui passos que envolvem aparelhos específicos, manobras manuais e exercícios musculares.

 

A primeira coisa que víamos a Alessandra Dorça e sua equipe instruir pacientes e familiares era: calma, nós vamos conseguir dar mais liberdade para você.

 

Se tornar menos dependente era o principal objetivo do tratamento.

 

Baseado nessas observações chegamos a um conceito de marca que representasse o objetivo do Instituto.

 

No símbolo criamos uma abstração no formato de coração mas que ao mesmo tempo representasse a liberdade que o tratamento consegue dar as pessoas.

 

 

Para as cores

O cuidado é um valor ímpar. As cores escolhidas tem-no objetivo de aproximar a marca do público infantil sem perder a seriedade do trabalho que é feito.

 

 

E assim criamos a marca do Instituto Alessandra Dorça. Uma marca feita para dar asas ao pacientes e aquecer o coração dos familiares. 

Quer ajuda no seu projeto?

Nos conte mais sobre ele

Temos o propósito de expandir sua marca de uma maneira perene e sustentável. Somos apaixonados em números e métricas mas ainda mais apaixonados em construir legados. Pois tendências passam mas propósito e boas experiências ficam.