A importância de ter dados na sua estratégia de marketing - Budmol

A importância de ter dados na sua estratégia de marketing

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O marketing digital ocupa lugar de destaque dentro das empresas devido ao seu maior controle nos gastos e no acompanhamento das ações. Essas ações geram dados, e a partir deles, otimizamos as tomadas de decisões por meio de soluções que utilizam informações sociais e gerais dos clientes e da própria empresa. O monitoramento dessas ações pode ser feito durante ou depois das campanhas, o que permite ajustes e modificações antes que o investimento seja perdido. Se o seu objetivo planejado é gerar mais leads, converter mais clientes ou aumentar o reconhecimento da sua marca, as ações precisam ser avaliadas para saber se esse plano está no caminho certo. Então, ter ferramentas e saber interpretar os dados é fundamental para garantir que as suas metas sejam alcançadas com o orçamento estipulado.

Como é possível avaliar os resultados do marketing? 

Existem diversas ferramentas que servem para analisar os dados e conceder informações valiosas para uma melhor tomada de decisões. Elas vão depender da plataforma que está sendo usada para realizar as estratégias. As principais plataformas usadas atualmente, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e outras, disponibilizam relatórios em um tipo de analytics, permitindo que todo o comportamento dos usuários e os resultados sejam analisados. Entretanto, para ter retorno, é preciso ir além e identificar quais são as principais métricas geradas nesses canais. 

Quais são as métricas mais importantes? 

É essencial que você analise as métricas constantemente verificando quais estratégias apresentam bons resultados e quais não são tão efetivas assim. Para usar as ferramentas de monitoramento e análise de dados, é importante conhecer os parâmetros de avaliação para cada tipo de situação. São fórmulas simples que traduzem os dados em informações reais que podem ser usadas na orientação das campanhas. 

Aqui estão as métricas mais comuns utilizadas em uma estratégia: 

Alcance: 

essa métrica ajuda a saber quantas pessoas estão visualizando seus posts sociais, sendo necessário acompanhá-la diariamente, principalmente relacionando-a com o engajamento; 

Taxa de conversão: mostra quantas conversões tiveram origem nas redes sociais e ajuda a identificar quantos usuários querem ter um contato mais próximo com a marca; 

ROI: 

além do retorno sobre investimento do marketing como um todo, as campanhas sociais também devem ter essa métrica analisada. Para tal, deve-se fazer a seguinte operação: (lucro do investimento – custo do investimento)/custo do investimento; 

Engajamento: 

uma das métricas mais relevantes, pois ajuda a identificar o quanto as publicações estão sendo interessantes para os consumidores. Podem ser acompanhados curtidas, compartilhamentos e comentários, por exemplo; 

Crescimento do canal: 

apesar do número de curtidas isolado ser uma métrica de vaidade, usar esse dado para compreender a aderência ao canal é importante para identificar a relevância dele. Além dos seguidores, acompanhe conjuntamente o engajamento e o tráfego social. Através delas, é possível verificar o desempenho de qualquer ação de marketing digital. Essas métricas são baseadas em dados, e por isso, são eficientes e confiáveis. 

Diante dessa informações, fica mais fácil entender a importância de avaliar os resultados do marketing digital. Eles demonstram bem como as suas ações estão caminhando e dão noções de como elas podem ser melhoradas.

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