Como o branding pode ajudar no engajamento da sua marca

Branding: 3 dicas para melhorar o engajamento da sua marca

Dispor de um branding bem construído, promove boas experiências com seu cliente, o fideliza e você passa a receber outros clientes, provenientes da indicação daquele cliente satisfeito.

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Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que significa Branding. Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão de marca para torná-la mais presente no mercado, criando conexões e sensações, conscientes ou inconscientes no cliente final.               

É a criação de valor da sua marca além do produto ou serviço, que vai desde a elaboração de um logotipo, escolha da fonte, discurso, valores da empresa, jingles, e tudo que possa ajudar a criar presença no mercado, além de uma boa experiência dos clientes, destacando sua marca dos concorrentes.

Com a influência das mídias digitais, a competitividade aumentou, por este motivo a construção de um branding bem elaborado é vital para o sucesso da sua marca. Demonstrar um diferencial, passou a ser além de necessário, imprescindível.

Ter uma marca com propósito gera uma identificação com às pessoas, humanização, e consequentemente a vinculação da marca com suas histórias e fundamentos.

Dispor de um branding bem construído, promove boas experiências com seu cliente, o fideliza e você passa a receber outros clientes, provenientes da indicação daquele cliente satisfeito.

A importância da boa Gestão de Marca

Além dos benefícios já citados, podemos destacar como principal o reconhecimento imediato do público com a marca e a efetivação da conexão emocional.

Além dos benefícios já citados podemos destacar como principal, o reconhecimento imediato do público com a marca e a efetivação da conexão emocional. Mas existem outros, são eles:

  • Aumento da confiança com seu público;
  • Presença na mente do consumidor;
  • Maior valor vinculado a marca;
  • Fidelidade com o público.

Um bom exemplo dessa gestão é a marca NUBANK. Hoje, a empresa conta com mais de três milhões de clientes no Brasil, além de uma longa fila de espera. Tudo isso graças a um atendimento eficiente e de qualidade, que usa uma linguagem que tem tudo a ver com o seu público.               

Nas redes sociais, eles complementam essa comunicação sempre respondendo aos seus seguidores com descontração, usando até mesmo gifs e memes. Como disse a Analista de SEO Rafaela Lemos no Marketing por Dados: “o Nubank não conquistou uma multidão de pessoas ao redor do mundo apenas pelo seu negócio, conquistou pela forma como ele se relaciona com o seu cliente.”

Branding é identidade visual?

O branding cria aspectos positivos para uma marca representar para as pessoas: alegria, paz, felicidade, etc. Nesse processo, a sua empresa deve se consolidar não apenas com um produto de qualidade, mas também por meio de um trabalho que crie laços afetivos com a sua marca, o que permitirá o aparecimento daquilo que chamamos de defensores.               

E a Identidade Visual é só um dos processos do Branding para criar esse vinculo. Que são as representações visuais da sua marca que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor: logo, um estilo de foto, fontes, cores etc. 

Diferença entre Branding e Posicionamento de Marca

São conceitos bem semelhantes, porém tem suas diferenças, que basicamente referem-se a amplitude das ações. O Branding faz uma abordagem ampla com objetivos variados, e a estratégia depende justamente do posicionamento da marca, que está relacionado à imagem que a empresa deseja construir junto ao público.               

Um exemplo é a marca Coca-Cola, que compartilha em suas mensagens valores como: felicidade, diversão e união. Porém, para que tudo isso faça parte da sua realidade, é necessário ter bem definido o que deseja para sua empresa. Caso seus produtos ou serviços estejam desalinhados aos valores que transmite, poucas pessoas demonstrariam interesse em conhecer sua marca. 

Crie empatia do público

Agora que você já conhece a importância do Branding, que tal aplicar na sua empresa? Todos os movimentos que sua empresa faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que irão representar, tudo isso ajuda a construir a personalidade da sua marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

Entenda isso e use a seu favor.             

 “Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.” Seth Godin

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