TikTok Ads: 3 passos para começar a anunciar sua marca - Budmol

TikTok Ads: 3 passos para começar a anunciar sua marca

O TikTok se consolidou como a principal plataforma de produção e consumo de conteúdos pelos jovens. Saiba como anunciar dentro do app.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

O que é o TikTok? 

 
O TikTok é uma rede social para compartilhamento de vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, mas que oferece amplos recursos para editá-los. É possível incluir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade.
 
O TikTok se consagrou, em 2019, como a quarta maior rede social do mundo. Ultrapassou o Facebook em número de downloads e atingiu a marca de 1,5 bilhões de usuários mensais, segundo estudo da Infobase Interativa.
 
Um fator que pode explicar o crescimento repentino do TikTok é o fato de que a plataforma se transformou em um espaço para novos talentos: músicos e bandas agora criam vídeos no app usando, como música de fundo, uma canção ou melodia autoral.
 
Mas o maior diferencial do TikTok enquanto a nova rede social do mercado é o fato de que ela é mais uma plataforma de entretenimento do que uma plataforma de lifestyle, como o Instagram. E isso faz com que o app seja o espaço perfeito para quem quer criar conteúdos simples e descontraídos.
 

TikTok Ads Manager

 
O TikTok Ads Manager é uma plataforma exclusiva do aplicativo, voltada para criação de anúncios. A ferramenta, disponível na web, traz funções para administrar campanhas de marketing na rede social, como definir o público-alvo segundo demografia (gênero, idade, localização e interesse) e dispositivo (sistema operacional e preço do aparelho do usuário).
 
Além disso, o TikTok utiliza inteligência artificial para segmentar os anúncios para o público que considera mais relevante para a campanha.
Dessa forma, a segmentação não é feita apenas pela relação dos usuários (como as opções de amigos de amigos ou público semelhante, do Facebook Ads) o que garante anúncios com maiores chances de interação e conversão.
 
O TikTok Ads Manager também permite gerar relatórios personalizados ou pré-definidos para analisar o desempenho dos anúncios na plataforma.
Além das métricas, o serviço apresenta ferramentas que auxiliam na elaboração de anúncios, como um kit de criação de vídeo. O recurso consiste em onze modelos pré-prontos que podem servir de base para o anunciante criar clipes curtos com suas próprias fotos.
 
O serviço requer um orçamento diário de pelo menos US$ 50 (cerca de R$280) para criar campanhas publicitárias no TikTok, que podem ser direcionadas para um público e local específicos. 
 

Como usar o TikTok Ads?

 
O primeiro passo para fazer anúncios no TikTok Ads é criar uma conta (a página ainda não está disponível na versão em português). No momento da criação de conta, deve-se selecionar o país e informar o objetivo da conta, que pode ser comercial ou pessoal (para quem deseja ser um influencer). Independentemente da escolha, o cadastro é gratuito.
 
Depois, é preciso responder seus dados pessoais e algumas perguntas com relação ao seu negócio, como área de atuação e o que deseja promover. É Importante ressaltar que a sua conta não será aprovada automaticamente. Uma equipe de suporte da plataforma entra em contato para aceitar sua candidatura.
 

Passo-a-passo 

Criando conta de anunciante no TikTok
 
Depois da aprovação, já é possível criar os anúncios no TikTok Ads. A primeira etapa é entrar na plataforma, clicar em “Campaign tab” e depois no botão “Create”. A segunda etapa é escolher a meta do anúncio entre as disponíveis (Traffic, Conversion ou App Install) e nomear a campanha. Depois, é preciso escolher o formato do orçamento, ou seja, se será diário ou vitalício.
 
O próximo passo é selecionar o local e o público. Uma curiosidade é que, como o TikTok pertence a uma startup com outros aplicativos, eles também estão disponíveis para exibir o conteúdo patrocinado. Entretanto, alguns desses aplicativos funcionam apenas em países específicos, como Índia e Japão.
 
Depois, é hora de escolher o público: a segmentação pode incluir idade, localização, gênero e interesses.  Após isso, é preciso optar pela melhor forma de pagamento, marcando a data de pagamento e quando pretende começar o anúncio. Existe a opção de dividir o valor do orçamento pelo número de dias, mostrando a campanha igualmente, ou gastar o máximo possível nos dias determinados.
 
Por último, deve-se escolher a meta da campanha (conversão, cliques ou impressões) e configurar o anúncio em si, escolhendo nome, o vídeo e o formato (vertical, horizontal ou quadrado).
Com relação a essa etapa, o aplicativo tem uma ferramenta muito interessante, chamada Vídeo Creation Kit, com vários templates facilmente customizáveis que podem te ajudar na criação do criativo da sua campanha. 
 
O TikTok Ads é uma plataforma que oferece inúmeras opções de segmentação para criação de anúncios e a tendência é que melhore ainda mais. Entretanto, apesar de poucas empresas investirem em anúncios na plataforma, ela costuma ter o valor mais elevado do que em outras redes sociais.
 
Independente disso, campanhas bem segmentadas na plataforma, por atingir o público específico desejado, podem gerar melhores retornos financeiros para anunciantes. O fenômeno TikTok ainda vai crescer bastante em um futuro próximo e quem resolver apostar em criação de estratégias para essa rede social pode conquistar bons frutos.

Veja mais

Conteúdos Relacionados