fbpx
A young woman in a loft apartment making a call.

O que é CRM?

O Customer Relationship Managemen, traduzindo para Gestão do Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia focada no cliente, como o próprio nome já diz. Ele é colocado como principal componente da venda, e todas as ações são pensadas para a construção do relacionamento ao longo de todas as etapas do processo comercial.

Em resumo, o CRM é uma ferramenta que automatiza e organiza toda a gestão das ações de relacionamento.

As plataformas de CRM, apesar de já serem conhecidas no mundo empresarial como softwares, ainda deixa muito gestor em dúvida sobre seus reais benefícios. A raiz desse problema, tem a ver com a sua implementação nas empresas, ou seja, é importante entender que com a chegada do CRM, é preciso que ocorra algumas mudanças dentro do negócio, principalmente no processo comercial, alterando até mesmo a forma com que os vendedores abordam seus clientes.

Como o CRM pode ser importante para o meu negócio?

O CRM de vendas é uma ferramenta que ajuda (e muito) a atender e satisfazer os desejos do Leads e clientes. Os principais pontos que tornam sua aquisição essencial para que o seu negócio cresça e se destaque, são:

Organização e histórico:

Um dos principais ruídos no processo de vendas é o vendedor perder ou esquecer informações e registros, e até mesmo acordos feitos com o Lead em uma negociação. A falta de controle e organização, afetam diretamente a venda, além de comprometer e prejudicar a experiência do cliente.

Centralização de informações:

O benefício que mais se destaca com a chegada com CRM nas empresas é a centralização de dados. O vendedores precisam ter acesso fácil e rápido às trocas de e-mails, anotações de reuniões, documentos compartilhados e tudo o que foi acordo ao longo da negociação. Assim, é possível organizar e mapear os dados importantes para que a venda aconteça.

Conheça a fundo o seu cliente e a sua equipe:

Para que o Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente seja efetivo, é essencial conhecer a fundo os perfis de clientes que a sua empresa deseja vender. Saber interpretar as necessidades do seu cliente e propor para ele as melhores soluções, é o básico para ganhar a confiança durante uma venda.

Outro ponto que deve ser ressaltado para que o CRM seja efetivo, é o vendedor anotar todas as informações que possam ser útil e quais são as preferências do Lead, como qual o melhor horário para entrar em contato por exemplo. Tudo deve ser levado em conta, para que a experiência seja a melhor possível para o cliente.

Fidelização de clientes:

Chegamos no ponto mais importante que leva uma equipe a procurar um CRM. Como já falamos anteriormente, o cenário que as empresas enfrentam atualmente é super competitivo, certo? Sendo assim, fidelizar um cliente pode ser tão ou mais importante do que conquistar um novo. É muito mais fácil você vender um produto/serviço para alguém que já comprou de você, em relação a convencer uma outra pessoa que ainda não o conhece. Através dos dados que os vendedores cadastram no CRM, é possível criar ofertas que estimulem a recompra.

Os benéficos do CRM são a longo prazo e auxiliam que seus negócios se desenvolvam e alcance novos patamares.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp